Visualização no microscópio – Letras
O microscópio é o aparelho capaz de aumentar a imagem de pequenos objetos. O crédito desta invenção de 1590, é dos holandeses Hans Janssen e seu filho Zacarias, ambos fabricantes de óculos. Eles ampliavam imagens e observavam objetos muito pequenos por meio de duas lentes de vidro montadas nas extremidades de um tubo.
O holandês Antonie van Leewenhoek em 1674 construiu microscópios de uma lente, pequena e esférica, biconvexa entre duas placas de cobre, que aumentava a imagem cerca de 200 vezes aperfeiçoando o instrumento. Ele foi o primeiro a utilizar o microscópio propondo o entendimento da natureza estudando materiais como bactérias, protozoários, embriões de plantas, fluxo de sangue nos capilares sanguíneos, fibras musculares, esperma e visualizou micro-organismos.
Robert Hooke desenvolveu um aparelho com duas lentes, a ocular e a objetiva, ajustadas nas extremidades de um tubo de metal e ficou conhecido como microscópio composto; Escreve em 1666 o livro “Micrographia” que descreve detalhadamente o primeiro microscópio composto, é dele também o termo “little box or cells” dando origem ao termo “célula” usando até hoje.
Atualmente, os microscópios ópticos são os mais utilizados em escolas, universidades e laboratórios, possuem dois conjuntos de lentes de vidro ou de cristal e geralmente fornecem ampliações de 100 a 1000 vezes. A luz, projetada através do objeto em observação, atravessa as lentes da objetiva e chega ao olho do observador. Utiliza-se então o botão micrômetro e o botão macrômetro para focalizar o objeto fracionado em uma lâmina preparada estudada e o charriot para efetuar a varredura, que é a visualização dos diferentes campos de uma lâmina preparada.
Para a melhor utilização do microscópio, diversas técnicas foram formalizadas e inovações foram feitas. Corantes, fixadores, micrótomo, esfregaço, esmagamento, lâminas preparadas. Esses são alguns materiais e algumas técnicas que são necessárias em um laboratório que utiliza microscopia.
O que veremos é um exercício simples para utilização do microscópio óptico em sala de aula.
Material:
1. Um pedaço da folha de um jornal ou as letras escritas em quadrados de papel com 1cm2;
2. Tesoura;
3. Lâmina preparada para microscopia;
4. Lamínula;
5. Microscópio;
6. Água;
7. Conta-gotas;
8. Papel filtro;
9. Régua;
10. Pinça.
Procedimentos:
1. Recortar a palavra forma, do pedaço do jornal (1cm2) ou escrevê-las em quadrados de papel com (1cm2);
2. Colocar uma gota de água sobre a lâmina preparada;
3. Colocar a palavra recortada na lâmina preparada e pingar uma gota de água sobre o papel;
4. Cobrir a preparação com uma lamínula;
5. Retirar as bolhas de ar pressionando levemente a lamínula com a pinça;
6. Com o botão macrométrico suba o canhão e as objetivas;
7. Coloque a lâmina (preparação) na platina ou nas presilhas, ilumine o campo do microscópio, gire o botão macrométrico até a objetiva aproxima-se da lâmina preparada e obter a imagem;
8. Gire o botão micrométrico para focalizar a imagem; Para um aumento maior basta repetir a operação com outra objetiva de maior alcance;
9. A objetiva de maior aumento proporciona a visão de uma área menor; A objetiva de menor aumento; proporciona a visão de uma área maior;
10. As letras observadas no microscópio mostraram-se invertidas e rebatidas.