O dessecador é uma vidraria de laboratório que consiste num recipiente fechado que contém um agente de secagem chamado dessecante. Sua tampa é lubrificada (normalmente com graxa de silicone) para que se feche de forma hermética para que o conteúdo esteja completamente isolado do meio. É utilizado para guardar substâncias em ambientes com baixo teor de umidade. Caso a vedação não seja completa, a mesma tenderá a adentrar no recipiente.
O agente dessecante mais utilizado é a sílica-gel, um composto incolor. Costuma-se, entretanto ser adicionado um indicador de umidade, que contem sais de cobalto. Quando este seca apresenta uma coloração azul intensa. A desidratação de um analito (parte da amostra que é o foco da análise química) ou reagente é feita desta forma:
No dessecador são colocadas a sílica e a substância.
Com o recipiente tampado, a água, por diferença de pressão, ao sair da condição de solvente hidratando o sólido em questão evapora e tende a solvatar (combinar-se com molécula do solvente) os cristais de sílica, que possui propriedades higroscópicas absorvendo a umidade do ar.
Entretanto, após algum tempo, a eficácia da sílica torna-se inapropriada para os objetivos esperados, quanto mais se atinge o equilíbrio entre a concentração de água nos seus cristais e nos cristais da substância, mais difícil torna-se essa mudança.
Então se a pressão no interior do dessecador diminuir, o vapor de água contido em ambos na sílica e na substância tenderá a dispergir (espalhar-se em borrifos ou gotas) para o meio (também por diferença de pressão). Porém, a sílica geralmente é mais higroscópica que o outro sólido e perderá umidade para o meio mais facilmente. Ao saturar-se de umidade ela adquire uma coloração rosada e torna-se incapaz de absorver a água do interior do dessecador, devendo ser regenerada, até que readquira a coloração azul. Esse método é aplicado utilizando-se uma bomba para auxílio do processo de secagem de substâncias e é comum o acoplamento de uma bomba de vácuo para retirar os gases e vapores d’água do interior do recipiente e reduzir a pressão no interior do dessecador, quando o mesmo apresenta uma válvula para esta finalidade na tampa. Após o vácuo desejado, a válvula é fechada e a bomba de vácuo desacoplada.
Dessecador
O dessecador completo com luva 300mm da mogiglass é um recipiente fechado onde se pode colocar um agente de secagem chamado dessecante (o dessecante mais utilizado é a sílica). Possui vedação para que feche de forma hermética e pode ser utilizado para guardar substâncias em ambientes com baixo teor de umidade.
Acompanha uma placa de porcelana.
É possível adquirir separadamente a tampa do dessecador de 300mm de diâmetro.
Caro Fernando, é possível sim adquirir somente a tampa do dessecador. Vou passar o email de contato para que você possa ser atendido: carlos@mogiglass.com.br
atenciosamente
Equipe do blog da mcientifica
Qual o preço?
Quero saber o preço e o tempo de entre
ga para o Rio de Janeiro Cep: 22280-050
Olá Bruna, desculpe a demora para a resposta, vou passar a sua solicitação para a empresa e um funcionário entrará em contato com você pelo e-mail.
É possível comprar apenas a luva da tampa do dessecador. Pois estou com uma que será quebrada
Olá Reciane, vou encaminhar seu e-mail para setor de vendas para te atender. O vendedor Carlos: carlos@mogiglass.com.br
Bom Dia!
Gostaria de saber se é possível comprar apenas a luva da tampa do dessecador. Pois estou com algumas que estão quebradas.
Olá Silvania, encaminhei o seu e-mail para o vendedor e em breve ele entrará em contato
Gostaria de orçamento.
Quanto de vácuo suporta? qual a bomba de vácuo mais apropriada?
Passei o seu contato para um representante de vendas e ele entrará em contato.
atenciosamente
Equipe do blog da mcientifica
Estou com a tampa do dessecador travada. Como faço para destravar?
Olá Antonio, vou entrar em contato com o vidreiro responsável para verificar as possibilidades. Você poderia me adiantar algumas hipóteses: O gel de silicone ressecou; O tipo de gel que foi usado; O dessecador não tem válvula de segurança; etc… Detalhes podem ajudar.
atenciosamente
equipe do blog vidraria de laboratório
Também tenho tido esse problema com o dessecador. Utilizo graxa de silicone para lubrificar a tampa mas quando uso a bomba de vácuo no dessecador e após desligar a bomba de vácuo e liberar o vácuo, a tampa não solta do dessecador. O que tenho feito é colocar um aquecedor sobre o dessecador, só assim sob o calor a tampa se solta. Mas é muito chato recorrer a esse “truque” a cada vez que utilizo o dessecador. Gostaria, se possível, a forma correta de lubrificar a tampa do dessecador.
I’ll immediately snatch your rss as I can’t to find your email subscription hyperlink or newsletter
service. Do you’ve any? Kindly allow me know so that I may
subscribe. Thanks.
O dessecador do meu laboratório pegou pressão, e a tampa agora não abre. Oque fazer?
Interessante.
Ola. Eu amo o seu site !.